Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Ventania no Sul do país

14/01/2015 às 14:58
por César Soares

Atualizado em 14/01/2015 às 17h00

O avanço de uma frente fria pela Região Sul organiza nuvens carregadas e provocam temporais sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Segundo informações dos radares meteorológicos, uma linha de instabilidade se organiza desde o Noroeste gaúcho até a Campanha, passando pelo centro e algumas áreas das Missões. Esse sistema provoca chuva forte que vem acompanhada por raios.

Segundo as estações do INMET, as rajadas de vento chegaram aos 65 km/h no município de Santa Rosa. A ventania também ocorre em Santa Catarina, Curitibanos registrou rajadas de vento de 78 km/h às 16h. Em Foz do Iguaçu-PR as rajadas de vento alcançaram os 85 km/h.

O satélite meteorológico mostra o avanço das nuvens carregadas sobre o centro-sul do Rio Grande do Sul. Segundo informações das estações automáticas do INMET choveu em apenas uma hora um total de 11,4mm em Cruz Alta.

Os demais Estados da Região Sul também tem o risco de pancadas de chuva ao longo das próximas horas, mas a chuva tende a acontecer de forma rápida.

Mais temporais na quinta-feira

Mesmo com o avanço da frente fria em direção ao oceano, as áreas de instabilidade ainda chegam de oeste e provocam chuva forte. Há o risco de novos temporais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul e leste do Paraná. Como a nebulosidade vai aumentar bastante a tendência é de que a temperatura máxima sofra uma queda, mas não a ponto de provocar frio, isto é, uma condição de menos calor.

O sol e o calor vão voltar a partir da sexta-feira (16) principalmente sobre o centro-oeste da Região Sul.