Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Frente fria provoca ventania na Bahia

07/04/2015 às 10:00
por César Soares

Uma frente fria chegou à costa baiana na terça-feira (07) e já provocou mudanças no tempo em áreas centrais e sobre o litoral sul, onde a nebulosidade já aumentou e provocou pancadas de chuva. Nas imagens do satélite meteorológico é possível ver o desenvolvimento de grandes nuvens entre a madrugada e a manhã que são capazes de provocar temporais.

Nos tons em vermelho, branco e azul é possível ver a nebulosidade que é capaz de provocar chuva forte e ventania. Até mesmo no Arquipélago de Abrolhos a intensidade do vento aumentou a ponto da rajadas chegarem aos 86 km/h às 9h da manhã segundo informações do INMET.

Diversas áreas já começam a sentir os efeitos da aproximação da frente fria por conta do aquecimento pré frontal. É o caso de Aracaju/SE que ao longo da tarde de segunda-feira chegou registrar temperatura de 35°C no aeroporto de Santa Maria.

Mais chuva para Bahia e mais áreas nordestinas

A frente fria chegou em uma área onde a atmosfera estava bastante aquecida e exatamente devido a diferença com a massa de ar que foi trazida, grandes nuvens se formaram e provocaram chuva e ventania em áreas baianas. Mas, ao longo dos próximos dias a tendência é de que a chuva se espalhe para outras áreas do Nordeste, não só por conta da presença da frente fria que vai organizar mais instabilidades também em áreas do norte nordestino devido a presença da Zona de Convergência Intertropical.

Todo o leste no Nordeste terá grandes volumes acumulados de chuva ao longo dos próximos dias, até mesmo em Salvador são esperados grandes volumes a ponto de acarretar em alagamentos.