Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Frente fria tira o sol das praias de SP

23/04/2010 às 15:40
por Josélia Pegorim

Quem
imaginou passar o fim de semana tomando um sol nas praias de São Paulo, vai ter que mudar os planos junto com a mudança do tempo. Uma frente fria avança sobre São Paulo e já virou o tempo no litoral sul e na região do Guarujá. Por volta das 2 horas da tarde, o céu já estava completamente nublado e estava chuviscando por lá. A temperatura já baixou. Às 14 horas, a base aérea registrava 25ºC. A máxima hoje foi de 28ºC, às 11 horas. A semana foi marcada pelo sol forte e calor nas praias paulistas. O vento quente ajudou a manter a temperatura alta. No Guarujá, a temperatura nos últimos três dias chegou aos 33ºC. No decorrer da tarde de hoje, a mudança no tempo chega também ao litoral norte de São Paulo. A chuva aumenta durante a noite. O fim de semana passado foi ensolarado nas praias de São Paulo. A mudança que ocorre agora com a passagem da nova frente fria, vinha sendo prevista pela Climatempo há vários dias. O tempo vai ficar fechado no litoral de São Paulo neste próximo fim de semana. Para o sábado, a previsão é de tempo chuvoso quase o dia todo. O vento frio deve soprar constante e moderado. No domingo, as praias paulistas ainda devem ficar nubladas, mas a possibilidade de chuva diminui no litoral norte e na região da Baixada Santista. O sol pode até aparecer um pouco à tarde. Já as praias mais ao sul, como Mongaguá, Peruíbe, a região de Iguape e de ilha Comprida, vão continuar com tempo chuvoso no domingo.

Atenção nas estradas

Quem foi viajar para o litoral, mesmo diante da mudança no tempo que já está ocorrendo, deve ter atenção redobrada nas estradas. Com a chuva, o ar fica muito úmido e aumenta a chance de formação de neblina, especialmente nos alto da serra. As pistas molhadas vão deixar a direção mais perigosa. Apesar da previsão de tempo chuvoso, não há expectativa de temporais. Mas o motorista deve ficar atento com a queda de alguma barreira. As chuvas de janeiro castigaram a serra do mar e alguns trechos ainda podem estar em obras.

Virada boa para o surf

Vai faltar sol na praia, mas com a passagem da frente fria, os ventos ganham velocidade e fazem o mar subir. A elevação das ondas veio em boa hora para melhorar as condições para o Circuito Petrobrás de Surf Feminino, a competição que ocorre neste fim de semana na Praia do Tombo, no Guarujá. Será a primeira etapa desta prova, considerada de alto nível técnico e classificatória para o Brasil Surf Pro, a primeira divisão do surfe brasileiro. A previsão é de que as ondas fiquem em torno de 1,5 metros neste sábado, mas algumas praias entre o Guarujá e Ubatuba poderão ter picos de até 2 metros. A ondulação predominante será de sul. Não há risco de ressaca, mas o mar vai ficar um pouco mexido, prejudicando a boa formação das ondas. No domingo, as ondas ainda devem alcançar picos de 1,5 metros e ondulação começa a virar para sudeste.