Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Frente fria traz mais chuva para SP

01/10/2014 às 09:34
por César Soares

A presença de uma frente fria no oceano Atlântico Sul organiza áreas de instabilidade desde a tarde da terça-feira (30) sobre o Sul do Brasil. Ao longo da madrugada e manhã da quarta-feira (01) as nuvens carregadas avançaram para o Estado de São Paulo e provocaram pancadas de chuva com forte intensidade no Vale do Ribeira, como pode ser visto as imagens do satélite meteorológico nos tons avermelhados que indicam a presença de grandes nuvens do tipo Cumulonimbus (Cb) com topos muito altos.

Na Grande São Paulo a chuva começou cedo também, mas não com tanta intensidade. O radar meteorológico de Bauru, operado pela IPMet/UNESP, mostrava a presença de chuva fraca por volta das 8h da manhã.

Ao longo do dia o sol até aparece de forma bastante tímida, mas o aquecimento proporcionado nestes curtos períodos são suficientes para favorecer a formação de mais nuvens carregadas que vão provocar pancadas de chuva com intensidade moderada entre o final da tarde e o início da noite, principalmente. De forma mais localizada há o risco de chuva forte acompanhada de ventos de até 60 km/h.

Mais chuva para a faixa leste de São Paulo

Já na quinta-feira (02) o sol aparece com mais frequência em todo o centro-oeste paulista. Há a formação de algumas nuvens, que não são capazes de provocar chuva. Os ventos úmidos que sopram do mar em direção ao continente, vão favorecer a formação de muitas nuvens em toda a faixa leste paulista, inclusive sobre a Grande SP. Chove a qualquer momento com intensidade que vai de fraca até moderada intensidade. Com a mudança na direção dos ventos e o bloqueio dos raios solares proporcionado pela quantidade de nuvens, a temperatura tende a cair. Essa condição deve se estender até a sexta-feira (03). No sábado (04) o ar seco predomina e impede a formação de nebulosidade na maior parte de São Paulo. Na faixa leste algumas nuvens se formam, mas não há o risco de chuva.

O tempo nas eleições

O domingo de eleições (05) terá tempo firme sobre o Estado de São Paulo. Até mesmo na faixa leste e Região Metropolitana não há o risco de chuva, mesmo com a quantidade de nuvens que se forma no céu, devido a circulação de ventos úmidos provenientes do mar. Nas áreas onde a nebulosidade é um pouco mais densa, a temperatura tende a ficar amena. Os ventos de sul também favorecem as temperaturas um pouco mais baixas.