Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Satélite vê fumaça em S. Francisco do Sul (SC)

25/09/2013 às 21:34
por Josélia Pegorim

A explosão de um depósito de fertilizantes em São Francisco do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, expeliu uma pluma de fumaça tão grande e densa que pode ser captada por satélites. A imagens são do satélite Aqua-Modis, operado pela NASA, dos Estados Unidos. Veja a pluma no canto superior direito da imagem. A pluma se espalhava pelo mar, na borda do litoral, até a baía de Paranaguá, no litoral do Paraná. Veja a imagem em alta resolução:

A preocupação com a direção dos ventos é importante, pois é o vento que transporta a pluma de fumaça de um lugar para outro.

A presença de uma ciclone extratropical no oceano, entre o litoral de Santa Catarina e de São Paulo provoca ventos moderados a fortes, das direções sudoeste a sul. Estas direções favorecem o deslocamento da fumaça para o litoral do Paraná e de São Paulo. Porém, como os ventos são relativamente fortes, parte da pluma vai se dispensando pelo caminho. Mesmo assim, não dá para descartar a possibilidade de que um pouco da fumaça chegue ao litoral destes estados.