Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1: chuva ou sol?

03/11/2010 às 15:54
por Josélia Pegorim

ong>Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1: chuva ou sol? A previsão do tempo para corrida de Fórmula 1 no Brasil está entre as datas que mais estressam os meteorologistas. Não basta dizer se vai chover ou não. A precisão do horário da intensidade da chuva são ainda mais importantes e podem modificar resultados. E não é só para o dia da corrida. A previsão para os testes da pista e treinos também precisam ser mais rigorosas. Tecnicamente, num ano normal, a chance de pancadas de chuva à tarde na cidade de São Paulo, num dia de novembro, seria alta só por conta do calor. Mas as frentes frias e as ondas de frio não respeitam o calendário de eventos de ninguém e este ano, para complicar a previsão, o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 vai acontecer justamente em torno da passagem de um frente fria por São Paulo. Tudo se altera antes, durante e depois da passagem de uma frente fria. São Paulo fica ensolarada nesta quinta-feira e o calor durante a tarde beira os 30ºC, inclusive na região do autódromo de Interlagos. Os níveis de umidade diminuíram bastante nas últimas 48 horas, o que inibe e descarta quase que totalmente a chance de alguma chuva. A complicação começa na sexta-feira, quando uma nova frente fria estará avançando rapidamente pelo Sul do Brasil. O circo da F 1 já estará funcionando a pleno motores na sexta-feira, para testes dos carros. São Paulo terá uma sexta-feira quente e com sol forte quase o dia todo. Mas o calor e a tal da frente fria avançando pelo Sul do país vão forçar um aumento da nebulosidade. Pancadas de chuva são esperadas para o fim da tarde e noite de sexta-feira. A chuva pode ser forte, mas rápida. No período da manhã e pelo menos até o meio da tarde, a pista de Interlagos deve permanecer seca e toda a região fica com temperatura elevada. Os termômetros no início da tarde de sexta-feira devem estar perto dos 30ºC. Os treinos livres entre 10h e 11h30 devem ocorrer sem risco de chuva, com pista seca. Para os treinos entre 14h e 15h30, a possibilidade de chuva é baixa, mas não poderia ser completamente descartada especialmente no fim dos treinos. No sábado, a frente fria passa rápido por São Paulo, mas o tempo muda bastante. A cidade deve ter um sábado com muitas nuvens e a previsão é de que chova na madrugada e pela manhã, suficiente para molhar a pista de Interlagos. Os treinos entre 11 horas e meio-dia devem ocorrer com pista molhada. Durante a tarde, mesmo com a expectativa de períodos com sol, também há possibilidade de chuva, porém de forma rápida. A classificação para o grid de largada do domingo acontece entre 14 e 15 horas, com possibilidade de pancadas de chuva, mas a pista não deve estar completamente molhada. A chance de chuva diminui bastante durante a noite. A temperatura no sábado não subir como na sexta-feira. Em algumas áreas da cidade, os termômetros podem chegar aos 28ºC. Na região de Interlagos, a temperatura não deve passar dos 26ºC. No domingo que vem, dia do Grande Prêmio Brasil de F 1, a frente fria já estará fora de São Paulo, mas a cidade fica com bastante umidade. Não dá para descartar completamente a chance de chuva, mesmo depois da passagem da frente fria, porque além da umidade do ar ficar alta, São Paulo deve esquentar de novo. É aí que a previsão complica de vez: se chover, a que horas será a chuva? Interlagos deve ter céu nublado no começo da manhã do domingo, mas sem chuva. O sol aparece antes do fim da manhã e esquenta. A sensação durante a tarde será de calor, em torno dos 28ºC. A corrida começa às 14 horas, sem previsão de chuva, com previsão de pista seca. A corrida de 2010 em Interlagos deve acontecer sem chuva. A possibilidade de pancadas de chuva aumenta após as 16 horas.