Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Grandes volumes de chuva no centro-leste de SC

14/10/2014 às 10:01
por César Soares

As fortes áreas de instabilidade que avançaram do norte e serra do Rio Grande do Sul para o sul e leste de Santa Catarina provocaram diversos transtornos. A cidade de Lages teve problemas sérios com o granizo que destruiu carros e telhados. Segundo informações das agências de notícias, o governo da cidade decretou estado de calamidade pública por conta dos temporais.

A imagem do radar meteorológico mostra a presença de chuva muito forte nas proximidades de Lages. A área em rosa significa temporais, note que há um ponto branco no centro da área em rosa, que indica uma condição de tempo ainda mais severo.

Os volumes de chuva também foram bastante elevados, na tabela abaixo confira os maiores volumes acumulados entre às 9h da manhã da segunda-feira (13) e da terça-feira (14).

Devo esperar mais temporais hoje?

Depois de um dia com tempo tão severo, esta é a pergunta que as pessoas costumam se fazer."Será que hoje vem granizada de novo?". O granizo e os temporais de segunda-feira (13), vieram por conta de um choque de massas de ar de propriedades tem diferentes. A massa de ar que estaca sobre Estado de Santa Catarina era quente e seca, bem diferente das áreas de instabilidade que vinham do Rio Grande do Sul que eram um pouco mais frias e muito mais úmidas. Essa condição favorece a formação de nuvens do tipo Cumulominbus (Cb) que são as responsáveis pelos temporais.

Nesta terça-feira (14) o ar segue bastante úmido o que favorece a formação de novas áreas de instabilidade e chuva, mas o sol não aparece tanto, dessa forma as nuvens não devem crescer tanto. Não está descartada a ocorrência de chuva forte, mas não devemos ter uma condição de tempo tão severo quanto a observada na segunda-feira.

Mais chuva ao longo desta semana

O bloqueio atmosférico que impede o avança de frentes frias para o Sudeste, vai favorecer a condição de chuva para a Região Sul. Ao longo da semana novas frentes frias se formam e a partir da quinta-feira (16) a condição de chuva será generalizada sobre os Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, são esperados grandes volumes de chuva nestes dois estados. Há o risco de novos temporais, acompanhado de granizo.

As áreas de chuva se reforçam no sábado (18) e a condição de chuva se mantém pelo domingo (19) incluindo desta vez o Estado do Paraná.

No mapa de acumulado de chuva para os próximos 5 dias é possível verificar os volumes de chuva previstos. As áreas em verde no centro do Rio Grande do Sul representam volumes que superam os 200mm. No centro-leste de Santa Catarina os volumes chegam aos 50mm no mesmo período.