Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Halo aparece no Rio de Janeiro

10/02/2015 às 16:56
por César Soares

O fenômeno não é raro, acontece frequentemente na presença de nuvens altas do tipo Cirrostratus que são compostas por gelo e provocam a difração da luz solar. Muitas vezes é confundido com um arco-íris em volta do sol, apesar do fenômeno ser muito parecido, o processo de desenvolvimento tem suas diferenças.

No arco-íris quem provoca a difração da luz fazendo com que apareçam as 7 cores que compõem a luz branca, são as gotas de água em suspensão na atmosfera. O halo solar ocorre na presença de nuvens altas do tipo cirrostratus que não provocam chuva e são compostas por gelo. O gelo atua como um prisma na presença da luz solar e revela as 7 cores em um círculo com o sol no centro.

Menos nuvens a partir de quarta-feira

O ar ficará bastante seco a partir da próxima quarta-feira (11) sobre o Estado do Rio de Janeiro. O calor predomina e só chove a partir da tarde em áreas do Vale do Paraíba, sul fluminense e no Grande Rio. Na quinta-feira (12) o ar seco é forte e impede a formação de nuvens carregadas, não há previsão de chuva. Na sexta-feira (13) também não há previsão de chuva.