Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

As luzes do planeta Terra

29/03/2014 às 13:50
por Josélia Pegorim

A 8ª edição mundial da Hora do Planeta, 7ª brasileira, acontece neste sábado, 29, entre 20h30 e 21h30 da hora local.

 A Hora do Planeta é uma ação, simbólica, anti-aquecimento global em defesa do ambiente.

O por quê?

A ação é como uma comemoração do seu compromisso com o planeta.

Como participar?

Simplesmente desligando as suas luzes.

    O video mostra uma viagem pelo sobre o planeta à noite.  Esta compilação feita pela NASA mostra como é a Terra à noite, através das imagens do satélite SUOMI NPP. Ele contém uma sensor especial VIIRS (Visible Infrared Imaging Radiometer Suite) que permite fazer estas imagens de alta definição à noite. Você vai ver como a densidade de iluminação no planeta varia muito. Nos Estados Unidos, o centro e leste do país é densamente iluminado. No Brasil, as áreas costeiras são muito mais iluminadas do que o interior do país. Repare como a população de cidades e de luz se concentram ao longo do rio Nilo. A bolas iluminadas dentro do golfo Pérsico representam as chamas da plataformas de petróleo. O Japão é densamente iluminado. O video está em inglês,  é público e foi feito pela NASA em 2012. Créditos: NASA's Earth Observatory No Brasil estão confirmadas, até agora, mais de 80 cidades, e para as cidades que ainda quiserem participar, as inscrições continuam abertas no site até sábado. Estima-se que mais de 300 monumentos serão apagados em todo o país.

A Hora do Planeta acontece sempre no último sábado de março, isso porque é época dos equinócios da primavera e outono no Hemisfério Norte e Sul, respectivamente, o que permite pôr do sol coincidente em ambos os hemisférios, garantindo assim o maior impacto visual para luzes apagadas.

A ideia do movimento veio do cofundador, Andy Ridley, e da parceria entre o World Wide Fund for Nature, WWF, da Austrália. Isso foi em 2007 e surgiu com o intuito de reunir as pessoas para a realidade da mudança climática.