Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Instabilidade diminui na região de Salvador

22/05/2014 às 19:43
por Josélia Pegorim

Esta quinta-feira foi marcada por muita chuva em Salvador. A chuva começou fraca na noite de quarta, 21, mas se intensificou pela manhã causando alagamentos e muitos transtornos. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 33 mm de chuva acumulados entre 21 horas de quarta e 18 horas desta quinta-feira, 22 de maio. Mas no fim da tarde, a chuva já estava fraca. O que provocou a chuvarada sobre Salvador foram aglomerados de nuvens carregadas que cresceram no mar, entre Salvador e Sergipe, avançaram para o continente. Além de chuva forte, a passagem destas nuvens também provocou raios.    

    Nas imagens de satélite, as nuvens de chuva forte aparecem como manchas azuis que passa, exatamente sobre Salvador. Mas a imagem de 18h45 já mostrava que as nuvens carregadas não estavam mais sobre a capital baiana. Ainda há condições para pancadas de chuva em Salvador nesta sexta-feira, mas que não devem ser fortes.  O fim de semana será com mais sol e menos chuva. Porém, outras nuvens começaram a crescer na região próxima a Maraú e a Ilhéus e podem provocar chuva moderada a forte na noite desta quinta e também na madrugada de sexta-feira.    

      Frente fria e mar agitado Uma nova frente fria avança pelo litoral da Bahia entre o domingo e a segunda-feira, quando deve chegar a Salvador. Este sistema é forte e poderá provocar chuvas e ventos fortes. Além disso, uma forte agitação no litoral da Bahia deve ocorrer durante os dias 26 e 27 de maio.