Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Risco de chuva forte em Salvador

08/10/2014 às 04:17
por Valdir Herrmann

Atualizado em 08/10/2014 às 9h25

Desde o último final de semana, grande parte do leste do Nordeste vem sendo atingido por chuvas constantes de até forte intensidade, acumulando grandes volumes de chuva. Um exemplo é Maceió, que já acumulou mais de 200 mm desde o meio da manhã do último sábado. Esse valor representa quase o triplo da média que é de 73 mm para um mês de outubro, conforme dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A nebulosidade atingiu também áreas do interior nordestino, como nas regiões do agreste. Várias cidades de Pernambuco e também da Paraíba vem recebendo bons volumes de chuva, mas que não chegam a causar transtornos para a população.

Chuva para o leste da Bahia

Na quarta-feira, o risco ainda é grande para chuva volumosa em alguns momentos desde o Recôncavo Baiano até o leste de Pernambuco. A presença de um cavado nos níveis médios atmosféricos auxilia na organização de áreas de instabilidade e nuvens carregadas provocando chuva. A imagem do modelo meteorológico mostra a presença deste sistema que é uma ondulação nos ventos.

Mas já a partir de quinta-feira, gradativamente a instabilidade vai começar a perder força. As chuvas ainda vão acontecer, mas não de forma tão volumosa. No final de semana, a chuva ocorre apenas de forma passageira, e a temperatura volta a ficar mais elevada.