Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

João Pessoa: chuva de julho supera a média

19/07/2009 às 14:29
por Josélia Pegorim

Um grande volume de chuva foi observado em João Pessoa neste fim de semana. De acordo com as medições do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia - a capital da Paraíba recebeu 84,2 milímetros entre 9 horas do sábado e 9 horas deste domingo, o que corresponde a 29% da média de chuva para este mês. Climatologicamente, os meses mais chuvosos em João Pessoa são, em ordem crescente, junho, com média aproximada de 381 milímetros, abril, com média de 313 milímetros e maio, com cerca de 308 milímetros de média.  A média para julho é de 290 milímetros. A quantidade de chuva que caiu em João Pessoa de sábado para domingo foi muito elevada e o total acumulado no mês subiu para cerca de 320 milímetros, superando a média. A volume de chuva que ocorreu em Natal, capital do Rio Grande do Norte, também chama atenção. De acordo com o Inmet, entre 9 horas do dia 15 e 9 horas do dia 19 de julho, choveu 144,1 milímetros. Ainda que julho seja um mês em que chova com regularidade em Natal, foi muita chuva nestes últimos dias. Só de sexta para sábado foram quase 46 milímetros. O total acumulado em 19 dias de julho está em aproximadamente 270 milímetros, de acordo com as medições do Inmet.

cn4Kirr10O motivo das precipitações constantes em Natal e da chuva forte em João Pessoa foi a persitência de áreas de instabilidade entre o litoral do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. De sexta para sábado, as nuvens ficaram mais carregadas perto de Natal e de sábado para o domingo, na região de João Pessoa. Embora com menos intensidade, Recife também sentiu a presença desta instabilidade e acumulou quase 28 milímetros entre 9 horas de sábado e 9 horas do domingo. A imagem mostra que novas áreas de nuvens carregadas crescem no mar e devem trazer mais chuva para estas capitais nesta segunda-feira.

Mas anda faltando chuva em Maceió, capital de Alagoas. Na escala anual, julho tem a segunda maior média de chuva na região, que é de 325 milímetros. Em 19 dias, Maceió acumulou aproximadamente 140 milímetros. Tem chovido regularmente, mas em geral com fraca intensidade. A chuva de julho em Fortaleza também merece destaque porque foi demais e já passou da média. O total acumulado está em torno de 110 milímetros, sendo que a média é de 91 milímetros. Mas quase metade deste valor total caiu entre 5 e 6 de julho. Foram 46,6 milímetros medidos pelo Inmet, que corresponderam a 51% da média para julho. A população da capital do Ceará se viu debaixo de uma chuvarada nada comum para esta época. Mas isto não significa que julho é um mês de muita chuva em Fortaleza. Ao contrário. Em geral, chove pouco, o sol forte está presente quase todos dias e em muitos dias nem chove. É uma boa época para curtir as praias  do Ceará. Pense nisto nas próximas férias de julho. Sol, pouca chuva, o azul do Atlântico e o preço é mais em conta.