Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Junho começa com chuva no Sudeste e frio no Sul

27/05/2015 às 15:11
por César Soares

O mês de maio vai chegando ao final e como será que o mês de junho deve começar em todo o Brasil? A última semana do mês tem a ocorrência de chuva sobre o centro-sul e grandes volumes de chuva são registrados principalmente sobre a Região Sul.

A anomalia de chuva, isto é, a diferença entre o que choveu no mês de maio e a média climatológica, também mostra a presença de muita chuva em áreas centrais do Brasil, ou seja, a presença de um ar úmido e quente favoreceu a persistência da chuva nesta área. No mapa os tons em azul representam chuva acima da média.

O mesmo mapa mostra que a Região Sul, norte do Nordeste, faixa leste de São Paulo e a Região Norte têm o predomínio de chuva abaixo da média climatológica.

A tendência de chuva para os próximos 15 dias mostra que grandes volumes são esperados ainda sobre o centro-sul. Nos tons em verde escuro os volumes podem chegar aos 200mm.

Com o avanço das instabilidades para áreas do Sudeste, o Sul vai começar a ter uma queda de temperatura no fim da semana por conta da entrada do ar polar. O meteorologista César Soares comentou em uma das edições diárias do Climatempo News, confira!