Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Litoral de PE, PB e RN: chuva diminui, mas situação é de atenção

09/09/2014 às 21:05
por Josélia Pegorim

As áreas de instabilidade que provocam  muita chuva desde domingo em parte da costa leste do Nordeste já estão perdendo força. A chuva já diminuiu bastante no litoral de Pernambuco e da Paraíba, inclusive sobre as capitais Recife e João Pessoa. Na região de Natal, capital do Rio Grande do Norte, a chuva também já dava sinais de enfraquecimento no começo da noite desta terça-feira.

As imagens de satélite mostram a diminuição da nebulosidade na costa leste do Nordeste. As nuvens com maior potencial para chuva moderada a forte (manchas amarelas no litoral do Rio Grande do Norte) estão se dissipando.

   

Para a quarta-feira, a previsão é de que ainda chova ao em vários locais da costa leste do Nordeste, mas a chuva não deve ser persistente e constante como foi entre o domingo e esta terça-feira. As pancadas podem ocorrer a qualquer hora, mas já com a presença do sol.

Atenção com a quinta-feira

Porém, ainda há motivo de preocupação. As simulações das áreas de chuva para os próximos dias feitas em supercomputadores indicam uma nova intensificação da instabilidade na quinta-feira. Se as previsões se confirmarem, a chuva volumosa desta vez deve ocorrer entre Recife e Aracaju.

A região metropolitana de Recife, de João Pessoa e de Natal sofreram com a chuva volumosa nos últimos dias. Alagamentos, deslizamentos de terra, queda de árvores e transbordamento de lagoas de captação de água para abastecimento foram alguns dos problemas causados pela chuva forte, que já não é comum nesta época. A chuva foi tão volumosa e atípica entre 7 e 9 de setembro, que as três capitais registraram mais chuva do que normalmente ocorre durante todo o mês de setembro.

O gráfico mostra a quantidade de chuva acumulada entre os dias 1 e 9 de setembro, até 9 horas da manhã,  e a média normal para setembro, com dados dos Instituto Nacional de Meteorologia.

Leia também: João Pessoa vem tendo chuva atípica em setembro nos últimos 5 anos

Compartilhe a informação sobre as condições do tempo na sua cidade com a Climatempo Participe! Pelo site:  envie sua foto Pelas redes sociais: #fotografeotempo Pelo Whatsapp: (11) 9 9420-7548