Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Lua cheia será eclipsada na manhã deste sábado

03/04/2015 às 23:37
por Josélia Pegorim

A lua fica completamente cheia  neste sábado, de abril de 2015, às 9h05, pelo horário de Brasília. Um eclipse lunar  total ocorre entre o fim da madrugada e o fim da manhã deste sábado.  O máximo do eclipse total vai ocorrer no dia 4 de abril, sábado, às 09h01, pelo horário de Brasília. Mas fique atento, no Brasil, veremos as várias fases do eclipse total entre o fim da madrugada até quase o fim da manhã. Não é de noite! O que é o eclipse? Este fenômeno astronômico ocorre quando o planeta Terra passa entre o Sol e a Lua. A sobra da Terra vai escurecer (eclipsar) a lua cheia. Fases do eclipse O eclipse ocorre gradualmente e tem várias fases. Um eclipse lunar pode ser total, parcial ou penumbral.  No eclipse penumbral, a lua cheia apenas perde o seu aspecto brilhante e deixa de fazer sombra no chão. No eclipse parcial, a lua fica com uma aparência de "maça mordida", apenas uma porção da lua fica completamente sombreada. Já no eclipse total, a lua cheia fica toda escurecida pela sombra da Terra. Dizemos que a lua entra na "umbra". Em geral, a lua fica num tom avermelhado. Visão do eclipse no planeta O eclipse de 4 de abril poderá será visto na sua totalidade, nos seus diversos momentos, em locais como grande parte da Austrália, na Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, em parte do Japão, no Alaska, e principalmente na imensidão do oceano Pacífico. Na ilustração abaixo, a região roxa representa as áreas onde o fenômeno poderá ser visto completamente.

Em algumas regiões do planeta, como na África, sobre o oceano Atlântico, na maior parte da Europa, na Groenlândia e também em parte do Brasil, o eclipse não será visível, em nenhuma de suas fases.  Na ilustração abaixo esta região está em verde.

Mas em várias áreas do Brasil será possível observar pelo menos uma parte do eclipse. Confira o horário e como o eclipse será visto nas capitais.   O professor Marcos Calil explica o que é o eclipse lunar e como será visto em diversas áreas do planeta.  

Nos links abaixo será possível ver o eclipse pela internet, em tempo real e com comentaristas especializados.

http://www.virtualtelescope.eu/2015/03/03/4-april-2015-total-lunar-eclipse-live-event-online/

http://www.slooh.com

http://www.ustream.tv/channel/nasa-msfc

Você encontra outras informações sobre astronomia no Momento Astronômico Tem gente que já está namorando esta lua e fotografando. É quase impossível não ficar maravilhado com estas visões! #fotografeotempo