Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Madrugada de terça será a mais fria do ano no Sul

15/06/2015 às 11:17
por Josélia Pegorim

Frio abaixo de zero no Sul

A nova massa de ar polar que começou a influenciar o Sul do Brasil nesta segunda-feira já derrubou a temperatura novamente nos três estados. Os termômetros marcaram valores abaixo de zero na região serrana de Santa Catarina. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 2,0°C negativos em Bom Jesus da Serra e o Epagri/Ciram registrou 0,4°C abaixo de zero em Urupema.

Confira as menores temperaturas no Brasil desta segunda-feira.

 

Frio aumenta

O frio aumenta na madrugada desta terça-feira, 16 de junho. O centro da massa polar (marcado com a letra A no mapa), que é a região com frio mais intenso, ingressa sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina na noite desta segunda-feira e ainda estará sobre a Região Sul na madrugada de terça. A combinação da passagem do centro polar e com o acentuado resfriamento por causa do céu sem nuvens durante a noite  vão fazer com que as temperaturas fiquem ainda mais baixas sobre todo o Sul. A expectativa é de uma madrugada gelada, com temperatura abaixo de zero nos três estados.

 

A terça-feira deve amanhecer com geada generalizada sobre o Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no centro-sul e leste do Paraná. Deve gear na Grande Curitiba e na Grande Porto Alegre.

A madrugada de 16 de junho deverá ser a mais fria do Brasil em 2015 até agora. Por enquanto, a menor temperatura deste ano no país foi de 2,7°C abaixo de zero no dia 2 de junho em Urupema, na parte mais elevada da serra catarinense. A medição foi do Epagri- Ciram.