Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Semana quente em São Paulo

08/09/2014 às 09:39
por César Soares

São Paulo teve uma madrugada quente nesta segunda-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou uma temperatura mínima de 17,3°C no Mirante de Santana, na zona norte da cidade.

Esta foi a madrugada mais quente na capital paulista desde o dia 26 de agosto, quando a temperatura mínima no Mirante foi de 18,9°C, e também a segunda madrugada mais quente desde o início do inverno, em 21 de junho.

Confira outras temperaturas mínimas altas que ocorreram neste inverno, pela medição do Inmet no Mirante de Santana.

26 de agosto: 18,9°C (maior temperatura mínima do inverno)

8 de setembro: 17,3°C

29 de junho: 17,2°C

13 de agosto: 17,0°C

Após diversos dias de temperaturas mais baixas na madrugada em São Paulo, os ventos mudaram de direção entre a noite do domingo (07) e a manhã da segunda-feira (08). Essa condição transportou um ar de origem mais quente para a capital paulista, que não deixou a temperatura cair tanto. Além disso, uma frente fria que passou pela costa de São Paulo trouxe nuvens altas e médias para o céu paulistano. Essa nebulosidade atuou como um cobertor, impedindo que o calor se perdesse rapidamente durante a madrugada desta segunda-feira.

Essa semana será marcada pelo sol, temperatura em elevação e o ar seco que  volta a predominar no Sudeste devido o posicionamento de uma alta pressão atmosférica nos níveis médios (500hPa - aproximadamente 6 km de altura com relação à superfície).

O número de dias de persistência deste sistema caracteriza uma situação de bloqueio atmosférico, ou seja, as frentes frias não conseguem avançar. Somente na sexta-feira (12) que uma forte frente fria consegue avançar e romper o bloqueio da alta pressão. Volta a chover na cidade de São Paulo e em boa parte do interior, há o risco de chuva forte.

O meteorologista César Soares comentou o calor nas madrugadas paulistanas no Climatempo News. Confira no vídeo abaixo.