Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Mais chuva para o Centro-Oeste

06/11/2014 às 10:53
por César Soares

Atualizado em 06/11/2014 às 15h15

As áreas de instabilidade já provocam chuva com forte intensidade e provocam o crescimento de grandes nuvens em algumas áreas do Centro-Oeste. O pessoal do MTWeather fotografou uma bela formação de mamatus.

A circulação de ventos úmidos vindos de noroeste já umidificou bastante o ar sobre a Região Centro-Oeste do Brasil e provocou chuva até mesmo com forte intensidade. Na imagem do modelo meteorológico no nível de 700hPa é possível ver o transporte de umidade que chega à Região Norte e espalha nuvens carregadas pelo Centro-Oeste.

As imagens do satélite meteorológico também mostram o desenvolvimento de nuvens muito grandes e provocam chuva forte principalmente na área de divisa entre Goiás e o sudeste de Mato Grosso. Segundo as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a cidade de Mineiros-GO registrou um total de 62mm entre as 9h da manhã de quarta-feira (05) e da quinta-feira (06).

Mais chuva no Centro-Oeste

A circulação de noroeste e a presença de mais sistemas que vão organizar as áreas de instabilidade que vão manter a condição de chuva sobre o Centro-Oeste. A presença da frente fria vai organizar mais áreas de instabilidade sobre o Estado de mato Grosso do Sul, são esperados grandes volumes de chuva a partir do sábado (08).

No domingo (09) o tempo ainda ficará mais carregado no oeste de Mato Grosso do Sul e norte de Mato Grosso. Nestas áreas há o risco chuva a qualquer momento. No centro-leste de mato Grosso do Sul o sol já aparece e não há o risco de chuva. Nas demais áreas o sol vai aparecer, mas já acompanhado de muitas nuvens pela manhã. Há o risco de pancadas de chuva entre a tarde e a noite.