Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Mais chuva para o norte de MG e ES

28/10/2014 às 10:33
por César Soares

A presença de um sistema de baixa pressão atmosférica em níveis médios (500hPa) e altos (250hPa) na costa entre os Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, ainda organizam áreas de instabilidade no centro-norte de Minas Gerais.

Entre a tarde e a noite de segunda-feira (27) nuvens carregadas ganharam força e provocaram fortes temporais inclusive sobre a Região Metropolitana de Belo Horizonte. O internauta Bruno Pueyo fotografou o céu carregado de nebulosidade e a pluma de chuva.

No nordeste do Estado mineiro, na cidade de Carangola, o internauta Diego Silva fotografou a granizada que teve na região e enviou para o site da Climatempo. A presença de nuvens muito altas na atmosfera, favorece a ocorrência deste tipo de fenômeno.

Os volumes acumulados de chuva também se elevaram bastante em diversas áreas. Foi o caso do município de Capelinha que registrou um total de chuva superior aos 50mm em 24 horas.

Mesmo com os fortes temporais, a capital mineira ainda pode fechar o mês de outubro com chuva abaixo da média climatológica. Até o momento, choveu apenas o equivalente a 47% da média normal para o mês de outubro.

Durante a manhã de terça-feira (28), o céu ainda estava com muitas nuvens e até mesmo a presença de chuva fraca em algumas cidades mineiras. Tanto que o internauta Bruno Pueyo registrou um arco-íris na cidade de Belo Horizonte.

A região do Espírito Santo também registrou grandes volumes de chuva desde o fim de semana. Até o momento, a cidade de Vitória já tem cerca de 83% da sua média climatológica para o mês de outubro registrada. É possível que a capital capixaba atinja o valor de sua média normal, uma vez que há previsão de mais chuva para os próximos dias.

Mais chuva e ainda há o risco de temporais

Tanto o Estado de Minas Gerais quanto do Espírito Santo deverão ter mais chuva até o fim desta semana. O sistema de baixa pressão atmosférica se desloca mais para norte e também para o oceano, mas ainda é capaz de organizar áreas de chuva sobre o centro-norte mineiro e na maior parte das áreas capixabas. Como o ar ainda está bastante abafado, há o risco de chuva forte e até mesmo temporais ao longo da tarde e do início da noite principalmente.

Grandes volumes de chuva são esperados no Jequitinhonha e no centro-norte do Espírito Santo na quarta-feira. Essa condição aumenta o risco de alagamentos e a persistência da chuva já pode acarretar em deslizamentos de terra.