Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Mais chuva sobre o Rio Grande do Sul

02/07/2014 às 11:17
por Josélia Pegorim

O Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram os estados que mais sofreram com a chuva forte e volumosa na última semana de junho. A chuva parou na segunda-feira, mas o sol reapareceu forte só na terça e nesta quarta-feira. Mas a trégua da chuva para o Rio Grande do Sul já está acabando. A partir desta quinta-feira, uma nova frente fria começa a estimular nuvens carregadas sobre o Estado que vão provocar mais chuva. A situação é preocupante, pois a circulação dos ventos e o padrão de pressão sobre o Brasil nos próximos dias vai força a concentração da chuva sobre o Rio Grande do Sul. Os estados de Santa Catarina e do Paraná serão poupados desta vez.

A meteorologista Josélia Pegorim explica como ocorre este bloqueio da chuva sobre o Rio Grande do Sul. Balanço da Defesa Civil O governo do Rio Grande do Sul em parceria com o Ministério da Integração Nacional já começou a repassar aos municípios atingidos pelas chuvas volumosas e transbordamento do Rio Uruguai e afluentes, os kit de assistência humanitária. São kits que contém alimentos não perecíveis, colchão, cobertor, lençol, fronha e travesseiro, artigos de higiene pessoal e limpeza.

Segundo último boletim da Defesa Civil Estadual, serão repassados quase 8 mil kits totalizando R$ 700 mil. “Neste momento estamos com prioridades no auxílio ás famílias com a distribuição de kits que minimizam parte do sofrimento das pessoas atingidas pela chuva no Estado”, declarou o secretario chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Oscar Luis Moiano.

Estão sendo atendidos os municípios que decretaram situação de emergência no começo da semana, entre eles Porto Xavier, Porto Mauá, Porto Lucena, Pinheirinho do Vale, Porto Vera Cruz, Irai, Barra do Guarita, Caiçara, Vicente Dutra, Tiradentes do Sul, Crissiumal e Esperança do Sul. Até o momento, 25 cidades decretaram emergência, 3.074 pessoas estão desabrigadas e 5.524 desalojadas.

- Gosta de futebol?  -> Acompanhe o Tempo no Jogo, o canal da Climatempo na Copa 2014. De olho na bola e no tempo! Participe!

Clique o tempo na Copa: #temponojogo