Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Mais temporais no Sul do Brasil

30/09/2014 às 17:00
por César Soares

Novas áreas de instabilidade são organizadas por um sistema de baixa pressão atmosférica e provocam chuva intensa sobre a Região Sul do Brasil. Nas imagens do satélite meteorológico, os tons alaranjados e avermelhados mostram a presença de nuvens com grande desenvolvimento vertical e que são capazes de provocar temporais.

As cidade principalmente da Fronteira Oeste Gaúcha, Campanha, Missões, oeste catarinense e sudoeste do Paraná sofreram com fortes pancadas de chuva volumosa. Em apenas uma hora o município de São Mateus do Sul-PR registrou chuva de 28,2mm. Destaque também para o município de Novo Horizonte-SC, que depois da chuva volumosa da segunda-feira (29), já acumula um total de 68,4mm entre a manhã e tarde da terça-feira (30).

O radar meteorológico de Santiago-RS mostra a presença de chuva forte nos tons em vermelho e amarelo. Municípios como Uruguaiana, Santa Maria e São Borja são áreas bastante afetadas pelas nuvens de temporais do tipo Cumulonimbus (Cb).

Chuva dará uma trégua para a Região Sul

Depois de um início de semana com temporais, a população da Região Sul terá um alívio na chuva ao longo dos próximos dias. A quarta-feira (01) ainda terá o risco de chuva forte, principalmente sobre o Estado de Santa Catarina e sudoeste do Paraná devido o avanço de novas áreas de instabilidade vindas de oeste. A partir da quinta-feira (02) a nebulosidade perde força e a tendência será de mais nuvens do que chuva, o sol já aparece e o ar seco começa a inibir a formação de grandes nuvens.

Somente o litoral catarinense e paranaense terão condições de chuva fraca até o sábado (04).

Previsão do tempo para as eleições

O domingo (05) de eleições será marcado pelo tempo firme e a presença do ar seco sobre a Região Sul do Brasil. A nebulosidade só é um pouco mais densa sobre o Vale do Itajaí e leste do Paraná, mas as nuvens não são profundas o suficiente na atmosfera para provocar chuva.