Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Grande SP tem noite quente e sem chuva

16/01/2015 às 10:38
por César Soares

Atualizado em 16/01/2015 às 19h50

A temperatura máxima nesta sexta-feira na maioria das áreas da Grande São Paulo ficou entre 32°C e quase 34°C. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 33,6°C em Barueri. O Campo de Marte, na zona norte da cidade de São Paulo registrou 33°C e o aeroporto de Congonhas, na zona sul, registrou 32°C.

O calor formou nuvens carregadas que provocaram fortes pancadas de chuva em áreas das zonas central, sul e leste da capital no meio da tarde, que vieram com raios. As nuvens se dissiparam em pouco tempo.

A sequência de imagens mostra a evolução e a dissipação das nuvens carregadas sobre a Grande São Paulo entre 14h45 e 18h45.

A noite segue abafada e com pouca nebulosidade. A chance de voltar a chover é baixa.

O sol brilhou forte na sexta-feira (16) e já fez a temperatura disparar na Grande São Paulo. Segundo informações do aeroporto de Congonhas, Zona Sul, a temperatura nas primeiras horas da manhã foi de 22°C. Na Zona Norte a temperatura mínima no Campo de Marte foi de 23°C. O calor associado com a umidade presente no ar vai favorecer a formação de grandes nuvens carregadas e provocar pancadas de chuva entre a tarde e a noite.

As imagens do satélite meteorológico mostram que poucas nuvens conseguem se desenvolver pela manhã em toda a Região Metropolitana, com a maior presença do sol as temperaturas sobem rápido ao longo do dia.

O calorão vai fazer incentivar a evaporação, além disso a circulação de ventos também vai trazer umidade do interior e do litoral para a Grande São Paulo. Há o risco de pancadas de chuva entre a tarde e a noite, podem ocorrer temporais.

O fim de semana continua da mesma forma, com sol forte, muito calor e pancadas de chuva entre a tarde e a noite.

Sol predomina em todo o Estado de São Paulo e chove pouco

O bloqueio atmosférico proporcionado pela presença da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) vai deixar todo o Estado de São Paulo com muito sol e calor durante todo o fim de semana. Como não há o avanço de frentes frias, o risco de chuva é pequeno e deve acontecer de forma pontual.