Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Mar agitado no litoral do Sul e do Sudeste

03/01/2015 às 15:06
por Michele Fernandes

Na última semana, uma frente fria passou pelo Sul do país e avança ao longo deste fim de semana pelo litoral do Sudeste. Na retaguarda deste sistema, uma alta pressão atmosférica, de origem polar, está avançando sobre o Sul do país e já garante tempo firme em grande parte do Rio Grande do Sul neste sábado e domingo. Com a chegada deste novo sistema, o mar fica agitado nas praias entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro.

No domingo, principalmente, a agitação marítima é maior. Na imagem a seguir é possível observar a simulação do modelo meteorológico WW3 para a altura significativa das ondas na tarde do domingo. No litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, as ondas podem atingir até os 3,0m, enquanto no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, as ondas podem atingir 2,5m, com alguns picos maiores.

Para a segunda-feira, com a mudança na direção dos ventos, devido ao deslocamento da frente fria, a tendência é que ocorra ressaca nas praias fluminenses. A próxima semana deve começar com ondas de 2,5 m, e alguns picos maiores, e ao longo da terça-feira o mar volta a abaixar.

Vai chover?

Além do mar agitado a frente fria também influencia o tempo no Rio de Janeiro. No domingo, o sol já aparece entre nuvens, mas a chuva vem somente a partir da tarde. Na segunda-feira, as instabilidades ganham força e há previsão de chuva ao longo do dia em todo o litoral do Estado.

Apesar do mar agitado no litoral do Rio Grande do Sul, para àqueles que apenas querem ir à praia e tomar um solzinho, a previsão é animadora! Este sistema de alta pressão atmosférica, além de proporcionar uma manhã com temperaturas mais baixas, traz um ar mais seco para o Estado, dificultando assim a formação de nuvens, principalmente as de chuva, garantindo um dia ensolarado para todo o Estado. Assim, com o predomínio de céu claro e sol forte, as temperaturas sobem rapidamente no decorrer do dia e o calor retorna no período da tarde. Apesar do mar agitado, o litoral gaúcho segue com tempo firme. A partir da segunda-feira, a agitação marítima diminuiu e o tempo segue firme, com sol forte e calor em todo o litoral gaúcho.

Já o litoral norte catarinense passa o domingo nublado, assim como o litoral do Paraná. O sol só predomina no litoral sul catarinense. Na segunda-feira, o tempo segue firme no litoral sul de Santa Catarina e mais instável nas demais áreas da costa catarinenses e do Paraná.

No litoral sul de São Paulo, o tempo segue encoberto e com chuva a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte. Já na baixada santista e no litoral norte, o sol aparece entre nuvens e há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia. Na segunda-feira, o tempo segue sem mudanças em todo o litoral, as temperaturas seguem mais amenas e há previsão de chuva ao longo do dia.