Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Menos chuva em parte do Sudeste e do Nordeste

11/02/2015 às 15:37
por César Soares

A presença dos bloqueios atmosféricos também afetam a chuva sobre o Nordeste do Brasil. Sem a passagem de frentes frias e na ausência de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) a chuva sobre o sertão nordestino continua com baixos volumes acumulados. Já o litoral norte possui volumes maiores por conta da presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que ainda consegue transportar um pouco de umidade a ponto de trazer mais chuva para o Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

São Paulo, Centro-Oeste e áreas do Norte continuam com volumes elevados de chuva nas áreas em que aparecem em verde, onde os volumes podem chegar aos 150mm. Mas as demais áreas do Sudeste já começam a sofrer os efeitos da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) com uma grande diminuição nos volumes acumulados.

O Rio Grande do Sul terá um período com baixos volumes acumulados, que não chegam aos 30mm acumulado nos próximos 15 dias.

  Confira a previsão de chuva para os próximos 15 dias por todo o Brasil com o meteorologista César Soares no Climatempo News