Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Mesmo chovendo, Cantareira continua caindo

15/01/2015 às 13:27
por César Soares

Desde o começo do ano, choveu 60,1mm sobre o Sistema Cantareira. Comparando com a média climatológica, o acumulado de chuva representa 22% do total. Segundo informações da Sabesp, dos temporais de quarta-feira (14) apenas 0,5mm foi registrado no Cantareira.

As pancadas de chuva ocorrem sobre a cidade de São Paulo e acarretam em alagamentos. Sendo assim, se está chovendo em São Paulo, por quê o Cantareira continua caindo?

O grande problema é que a chuva cai principalmente sobre a cidade de São Paulo e as áreas de captação do Sistema Cantareira ficam no norte da Região Metropolitana paulista e no sul de Minas Gerais, ou seja, está chovendo mas não sobre este reservatório. As chuvas que ocorrem sobre a Zona Sul da capital paulista auxiliam no aumento do volume disponível para consumo sobre o Sistema Guarapiranga.

O forte calor também prejudica os volumes disponíveis nos reservatórios por conta da evaporação.   Semana vai terminar com sol forte, calor e pancadas de chuva

Até o fim de semana, a previsão não indica mudanças sobre as áreas de captação dos reservatórios. O sol brilha forte, o calor continua e as pancadas de chuva ocorrem entre a tarde e a noite. Como não há a previsão da passagem de frentes frias pelo Sudeste, a chuva ainda cai forte principalmente sobre a Região Metropolitana de São Paulo e de forma pontual.