Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

MG: Triângulo registra 100mm em 12 horas

25/11/2014 às 10:12
por César Soares

A chegada de umidade trazida pelos ventos vindos de noroeste favorecem a formação de áreas de instabilidade e provocam chuva desde a tarde da segunda-feira (24). A manhã de terça ainda é com céu carregado de nuvens em diversas áreas como pode ser vista na imagem do satélite meteorológico.

Os tons em vermelho indicam a formação de grandes nuvens que são capazes de provocar pancadas de chuva forte. Estas áreas se concentram principalmente sobre o Triângulo Mineiro e avançando em direção à Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Os volumes de chuva se elevaram bastante. Segundo informações das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorológica, a cidade de Campina Verde, no Triângulo Mineiro, registrou um total de 100mm entre a noite de segunda-feira e a manhã da terça-feira.

  Semana será marcada por mais chuva no Sudeste

A mudança no padrão dos ventos, que passam a transportar um ar de origem mais úmida e quente para a Região Sudeste, e a maior passagem de frentes frias já favorecem a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva.

As áreas de instabilidade vão se intensificar a partir da quarta-feira (26) por conta da formação de uma frente fria na costa de São Paulo e organizar muitas nuvens também sobre o centro-sul de Minas Gerais. São esperados temporais principalmente ao longo da tarde.

O risco e intensidade da chuva começa a diminuir sobre o Estado de Minas Gerais a partir do sábado (29) dia em que a frente fria se desloca para o norte do Espírito Santo. Ainda pode chover a qualquer momento, mas o risco de chuva forte diminui.

A chuva que acontece no Triângulo Mineiro, norte de São Paulo e sul de Goiás é bastante importante para a geração de energia elétrica. Confira a explicação e previsão com a meteorologista Aline Tochio.