Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Grandes volumes de chuva na Índia

18/08/2014 às 16:21
por César Soares

Atualizado em 19/08/2014 às 16h30

Grandes volumes de chuva foram registrados nos últimos dias entre o Nepal e o norte da Índia. Segundo informações das agências de notícias internacionais cerca de 1500 vilarejos sofreram com o aumento na vazão das represas. 190 mortos já foram confirmados e 90 mil pessoas estão desabrigadas.

O início do regime de monção na Índia começou com volumes abaixo do normal em diversas áreas. Havia inclusive a apreensão da população esperando uma condição de seca, que poderia acarretar e problemas nas produções agrícolas.

Dados do Departamento Meteorológico Indiano (IMD - sigla em inglês) informam acumulados de até 1300mm entre os dias 01 e 19 de agosto de 2014.

Na imagem de satélite, grandes nuvens carregadas podem ser vistas nas áreas rosas e avermelhadas. As áreas de chuva se concentram mais sobre o norte indiano e no Nepal.

 

O sistema de monção tem início quando há a reversão do vento que deixa de soprar do continente em direção ao Oceano Índico e passa a soprar ao contrário, ou seja, do oceano em direção ao continente. Isso se deve a diferença entre o calor acumulado na superfície do mar e no continente, o que fortalece as áreas de instabilidade de provoca chuvas constantes e volumosas ao longo de meses.