Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Muita chuva na faixa norte do Nordeste

12/04/2015 às 17:57
por Michele Fernandes

Áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) estão avançando sobre o litoral norte do Nordeste e provocando chuva forte em diversas áreas da Região.

Na imagem de satélite meteorológico a seguir é possível observar núcleos muito intensos de chuva sobre toda a faixa norte do Nordeste, principalmente entre o norte do Maranhão e do Piauí.

Nos tons em vermelho, branco e azul é possível ver a nebulosidade que é capaz de provocar chuva forte, trovoadas e ventania. Os tons em vermelho indicam chuvas mais intensas, enquanto os tons em verde, chuvas mais fracas.

Segundo medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), nas últimas 12h, foram acumulados cerca de 31 mm em Bacabal (MA), 20 mm em Turiaçu (MA) e aproximadamente 30 mm em Piripiri (PI), sendo que 25 mm de chuva caíram em apenas uma única hora na região. Já em São Luís, capital do Maranhão, em apenas uma única hora foram acumulados aproximadamente 8 mm de chuva.

E ainda vem mais chuva por aí nos próximos dias! A imagem a seguir representa o acumulado de chuva previsto pelos modelos meteorológicos da Climatempo entre os dias 13 e 17 de Abril. Estes acumulados podem mudar no decorrer dos próximos dias, mas através da imagem podemos identificar quais áreas receberão mais chuvas e quais ficarão mais secas.

De maneira geral, o norte da região Nordeste continua recebendo grandes acumulados de chuva. O litoral maranhense, inclusive a Capital, pode acumular até o fim do semana ainda mais 100 mm, enquanto a região de Teresina e Fortaleza entre 50 e 70 mm, de maneira geral.