Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Muita chuva no leste do PR, sul e leste de SP

10/12/2014 às 18:23
por Josélia Pegorim

Fortes pancadas de chuva já ocorreram nos últimos dias nos Estados do Sul e também em áreas de São Paulo e do sul de Minas Gerais.  O ar quente e úmido que vem predominando sobre o Brasil é o ingrediente básico para a formação das nuvens carregadas que provocam temporais.
Porém, as condições para temporais vão aumentar a partir da tarde desta quinta-feira em algumas áreas do Sul e do Sudeste por causa da intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica. Este sistema ganha força especialmente na sexta-feira, na altura da costa do Paraná e de São Paulo e reforça a instabilidade sobre os dois Estados. Na sexta-feira e no sábado é alto o risco de chuva forte e volumosa na faixa leste do Paraná e regiões sul e leste do Estado de São Paulo, e também em áreas do Sul de Minas Gerais e do sul do Estado do Rio de Janeiro.
  Já na noite de quinta-feira a região leste do Paraná entra em alerta para o risco de temporais, inclusive a Grande Curitiba. Durante a sexta-feira o sul de São Paulo terá várias pancadas de chuva fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento. No leste de São Paulo, inclusive na região da Grande São Paulo, o risco de tempestades é maior entre o fim da tare sexta-feira e a manhã de sábado
Os volumes acumulados são bastante elevados podendo passar de 100 milímetros em várias áreas. Há potencial para alagamentos, inundações e até deslizamentos de terra.

  A meteorologista Josélia Pegorim analisa esta situação de chuva intensa e preocupante.     Um bom tempo pra você! Reinvente as nuvens!   Como se formam os raios? É de arrepiar os cabelos!