Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Muita chuva no oeste e sul da Bahia

29/10/2014 às 13:12
por César Soares

A presença de um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis Atmosféricos (VCAN) consegue organizar as áreas de instabilidade e provocar grandes volumes de chuva sobre algumas áreas do oeste e do sul da Bahia.

Na imagem do satélite meteorológico é possível ver a presença de grandes nuvens que são capazes de provocar chuva forte, nas áreas em azul.

Os acumulados de chuva se elevaram bastante, confira os volumes registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) entre a madrugada e a tarde da quarta-feira (29).

Destaque para a cidade de Porto Seguro com acumulados de cerca de 100mm em 48 horas, sendo que 53mm deste valor foi apenas em 1 hora na tarde de terça-feira (28). A cidade de Luís Eduardo Magalhães registrou 27,4mm entre às 10h e às 11h da manhã de quarta-feira (29).

As áreas de instabilidade do VCAN não conseguem chegar com tanta força sobre o Recôncavo Baiano. Dessa forma há o risco de chuva sobre Salvador, mas não com tanta intensidade.

Chuva enfraquece nos próximos dias

O Vórtice Ciclônico vai perder força ao longo dos próximos dias. Dessa forma a chuva enfraquece gradativamente. A partir da sexta-feira (31) a previsão será de rápidas pancadas de chuva.