Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Muita chuva no Rio de Janeiro

16/02/2015 às 09:48
por César Soares

A capital fluminense teve temporais desde a tarde do domingo (15). A chuva acumulou grandes volumes em diversas áreas e se estendeu ao longo da noite. Inclusive durante o primeiro dia de desfile das escolas de samba do grupo especial.

As imagens do satélite meteorológico mostram o avanço de muita umidade por todo o Estado do Rio de Janeiro. Os tons em verde indicam nuvens que não são capazes de provocar tanta chuva, já os tons em azul representam nuvens maiores que podem acarretar em chuva forte.

Segundo informações da estação meteorológica do INMET na Vila Militar, choveu um total de 108,6mm entre as 18h do domingo e a 8h da manhã se segunda-feira (16).

Mais chuva até a quarta-feira de cinzas

E a chuva não vai dar trégua ao Rio de Janeiro até o fim deste Carnaval. Muitas instabilidades se formam por conta da presença de um ciclone extratropical que favorece a chegada de muitas nuvens carregadas. Até a quarta-feira (18) de cinzas a previsão indica chuva a qualquer momento, há o risco de temporais especialmente ao longo da tarde.

A organização de chuva entre a terça-feira e a quarta-feira se dará devido a presença de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa de São Paulo que também vai trazer umidade para todo o Estado do Rio de Janeiro e incentivar a formação de grandes nuvens de chuva.