Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Muita chuva no Sul do país

19/01/2015 às 09:38
por César Soares

O fim de semana na Região Sul do Brasil foi marcado pela organização de diversas áreas de instabilidade que provocaram grandes volumes de chuva principalmente sobre Santa Catarina e leste do Paraná.

No oeste catarinense, em Novo Horizonte, os acumulados de chuva nas últimas 48h, isto é, entre as 9h da manhã do sábado (17) até 9h da manhã de segunda-feira (19), chegam aos 52mm. No litoral sul de Santa Catarina, em Urussanga, no mesmo período os acumulados de chuva chegaram aos 50,6mm. Na Ilha do Mel-PR, o volume acumulado de chuva foi de 71mm.

A passagem de uma nova frente fria pelo Rio Grande do Sul vai organizar áreas de instabilidade até o leste do Paraná na segunda-feira (19). A previsão indica calor e pancadas de chuva preferencialmente à tarde na maior parte da Região Sul. O leste catarinense e paranaense terão muitas nuvens e chuva a qualquer momento. Nas áreas da Campanha Gaúcha o sol brilha forte e não há risco de chuva.

Na terça-feira (20), as áreas de instabilidade se intensificam sobre o Sul e há o risco de temporais generalizados. Grandes volumes acumulados são esperados que podem acarretar em alagamentos e inundações. As áreas de instabilidade perdem força a partir da quarta-feira (21), mas chuva ainda persiste em forma de pancadas rápidas principalmente entre a tarde e a noite. A circulação de ventos um pouco mais frios fará com que a temperatura caia um pouco sobre as áreas do litoral a partir da quarta-feira, mas não há a previsão de frio, teremos uma temperatura amena.