Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Muitas nuvens e pouca chuva no Sudeste

16/07/2015 às 15:57
por Josélia Pegorim

Quem está no Estado de São Paulo vê o céu cheio de nuvens, até nublado deixando transparecer só um mormaço, mas não vê a chuva.

A maioria das áreas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais sentiu o sol forte nesta quinta-feira. No céu, apenas algumas nuvens ralas e brancas que só em sonho poderiam provocar alguma chuva.

Já no Espírito Santo e algumas áreas das regiões mineiras dos vales dos rios Doce e Jequitinhonha, a quinta-feira foi cheia de nuvens, num tom de cinza claro, que no máximo provocaram até uma garoa esporádica.

 

A maioria das nuvens de São Paulo veio do Sul do Brasil trazida por fortes ventos numa altitude em torno de 10 quilômetros. São nuvens altas formadas por cristais de gelo e não provocam chuva. As nuvens entre Minas Gerais e o Espírito Santo são nuvens baixas formadas a partir da umidade do mar trazida por ventos marítimos que sopram na superfície. Elas podem provocar chuva leve.

Esta situação não vai mudar muito até o sábado. Até lá, apenas o oeste e o sul de São Paulo poderão ter alguma chuva por causa da proximidade com as áreas de instabilidade que estão no Sul. No domingo, a nebulosidade diminui ainda mais.

 

De forma geral, o sol e o tempo seco vão predominar no Sudeste no fim de semana. Há uma expectativa de que uma frente fria chegue  ao litoral da Região no fim da semana que vem, mas com fraca intensidade, trazendo chuva para poucas áreas.

 

O mapa mostra a estimativa de chuva para a Região Sudeste até o dia 21 de julho. A cor branca indica ausência de chuva.

 

 

 

O El Niño é responsável pela chuva volumosa no Sul?

 

Explicando o tempo: conheça os  10 tipos básico de nuvens

 

 

Limeira (SP) por Edsom Ferrari