Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Nathan perdeforça e já é uma tempestade tropical

23/03/2015 às 16:33
por César Soares

Atualizado em 24/03/2015 às 18h05

Após 15 dias causando ventania e temporais sobre áreas da costa norte australiana, o ciclone tropical Nathan enfraqueceu e já não oferece mais perigo segundo informações do Serviço Meteorológico da Austrália. No momento ele já é considerado uma tempestade tropical e se afasta da costa norte. A tendência é de enfraquecimento ao longo das próximas 24 horas até a sua dissipação por completo.

O ciclone tropical Nathan havia perdido força sobre áreas da Austrália na sexta-feira (20). Mas exatamente conforme o previsto, o sistema voltou a se alimentar das águas quentes do Golfo da Carpentária e chegou à categoria 2 nesta segunda-feira (23).

No momento o sistema se encontra com ventos médios sustentados de 95 km/h e rajadas que podem alcançar até os 130 km/h. Se movimenta com velocidade de 5 km/h em direção às cidades de Maningrida, Gunbalanya e Jabiru que já estão em alerta para as próximas 24 horas com o risco dos temporais e ventania associados ao Nathan.

  A temporada de ciclones sobre a Austrália começa vai de novembro até abril. As chances de ciclones tropicais durante o mês de novembro é muito pequena. Os ciclones mais intensos, categorias 4 e 5, tendem a se formar durante os meses de março e abril.