Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Neoguri passa pelo Japão

09/07/2014 às 14:19
por César Soares

O tufão Neoguri que provocou diversos transtornos em Okinawa e Coreia do Sul enfraqueceu. Até ontem (08) o sistema era classificado como tufão que corresponderia a categoria 3 de furacão. Hoje (09) os ventos diminuíram de intensidade assim como a chuva, não há mais a presença de um "olho" que é característica principal de um ciclone tropical, dessa forma foi reclassificado como tempestade tropical. No momento, as estimativas da Agência Meteorológica do Japão (JMA - sigla em inglês) é de que o centro de baixa pressão seja de 975 hPa, ventos médios de aproximadamente 90 km/h e rajadas máximas de 130 km/h. Segundo a imprensa internacional, ondas grandes atingiram a costa sul-coreana ainda por conta do sistema.

O Neoguri chegou ao seu ápice na última segunda-feira (07) em que seus ventos médios eram de 176 km/h e rajadas máxima de 250 km/h, o que o classificaria como categoria 4 na escala Saffir-Simpson de furacão. Havia a previsão de que ele se intensificasse e chegasse ao que corresponde a categoria 5, que também é conhecida por Super Tufão.

 

Mesmo com o enfraquecimento, as regiões de Kyushu, Shikoku, Tokai, Amami e Okinawa seguem em alerta vermelho. Segundo previsões, o sul da ilha principal do Japão deve ser atingido nos próximos dias. Há potencial para transtornos e destruição de residências.

  Quer saber a diferença entre furacão e tufão? Confira então o Explicando o Tempo