Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Nova onda de temporais no Sul

16/09/2014 às 17:04
por Josélia Pegorim

A primeira quinzena de setembro foi marcada por pouca ou nenhuma chuva em grande parte do Brasil. Eventos de chuva volumosa voltaram a ser registrados na Região Sul, em particular sobre o Rio Grande do Sul e também na costa leste do Nordeste, com alagamentos nas capitais Natal, João Pessoa e Recife.

O mapa mostra o volume de chuva acumulado sobre o Brasil na primeira quinzena de setembro. Os maiores volumes de chuva, acima dos 70 mm, são representados pelo tom de verde claro e verde brilhante. O mapa abaixo mostra a anomalia (diferença em relação à média normal) de chuva para setembro. Os tons em alaranjado-amarelado indicam que a chuva ainda está abaixo da média. Já choveu acima do normal em algumas áreas do Nordeste, o que é representado pelo tom azul.

Para a segunda quinzena de setembro, a expectativa é de que volte a chover de forma intensa sobre os estados da Região Sul. A passagem de frentes frias e a formação de fortes áreas de instabilidade devem provocar uma nova onda de temporais sobre o Sul.

A meteorologista Josélia Pegorim explica como será o desenvolvimento da chuva nos próximos dias.