Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Novo recorde de calor em BH. Calor diminui no RJ.

17/02/2010 às 18:34
por Josélia Pegorim

ong>Belo Horizonte teve uma quarta-feira muito quente, com sol forte e registrou novo recorde de calor de 2010, pelo segundo dia seguido. Conforme a medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura às 16 horas desta quarta-feira foi de 34,3ºC . O recorde anterior era de 32,6ºC e ocorreu ontem, dia 16.

Seca em B. Horizonte é preocupante

A falta de chuva em fevereiro é preocupante.  Do dia 1 até o dia 16, o Inmet registrou apenas 7,5 milímetros acumulados em Belo Horizonte, 3% do volume médio normal. A média de chuva para fevereiro é de 188 milímetros.

Rio de Janeiro fica menos quente, por pouco tempo

A frente fria que mudou o tempo em São Paulo se aproxima um pouco mais do Rio de Janeiro nesta quinta-feira. O sistema vai atuar na cidade com menos força do que era esperado. Assim, o tempo não deve ficar chuvoso, mas a mudança na direção do vento, provocada pela proximidade da frente fria, vai fazer a diferença. A expectativa é de que o vento da direção sul, que é de origem polar, sopre com persistência sobre o Rio nesta quinta-feira. A mistura desse ar polar com o ar quente diminui o calor, além do aumento da nebulosidade e pancadas de chuva. Não vai esfriar no Rio de Janeiro. Os cariocas terão uma quinta-feira menos sufocante.

Mais calor no norte de Minas Gerais e Espírito Santo

Quem vai esquentar muito nesta quinta-feira é o Espírito Santo e o norte de Minas Gerais. Há chance de recorde de calor. Na tarde de terça-feira, a temperatura em Araçuaí (Jequitinhonha) chegou aos 38,9ºC. A frente fria que mudou o tempo em São Paulo e alivia o calor no Rio de Janeiro, não terá efeito sobre o norte de Minas e nem no Espírito Santo. O ar quente predomina nestas áreas. No fim de semana, esta massa de ar quente ganha força de novo sobre o Sudeste e todos os Estados vão esquentar.

Frente fria chegou atrasada em SP, mas chegou

Ela estava prevista antes mesmo do Carnaval , mas só ia mudar tempo no finzinho da folia, na quarta-feira de cinzas. Chegou com algumas horas de atraso,  mas chegou e já deu o primeiro recado. Os paulistanos que estavam em bairros das zonas central e sul da capital paulista viveram uma legítima mudança de tempo de uma frente fria. Às 3 horas da tarde, o calor beirava os 30ºC no aeroporto de Congonhas, o céu já estava com nuvens carregadas. Por volta das 15h30, a chuva caía grossa em algumas áreas. Às 4 horas da tarde, com a chuva e o vento polar da direção sul entrando na cidade, a temperatura despencou para 22ºC. As áreas de chuva continuam crescendo sobre a Grande São Paulo neste fim de tarde e na noite de desta quinta-feira. Há risco de chuva intensa, raios e ventos fortes. A frente fria permanece no litoral paulista nesta quinta-feira e vai manter grandes áreas de nuvens de chuva por todo o Estado. Com maior ou menor intensidade, o vento frio de origem polar vai soprar por todo o Estado e aliviar o calorão. A madrugada de quinta-feira será até fresca. O calor e o sol voltam com tudo no fim de semana.