Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Calor e temporais no Sul nesta quinta-feira

29/10/2014 às 17:08
por César Soares

Atualizado às 22h26 de 29/10/2014

Chuva forte no RS

Nuvens muito carregadas se espalharam na noite desta quarta-feira sobre o sul do Rio Grande do Sul. O Inmet registrou 53,4 mm sobre Bagé em apenas 4 horas de chuva, entre 17h e 21h. Em Dom Pedrito choveu 24,6 mm entre 20h e 21h.

Os temporais chegam a Porto Alegre nesta quinta-feira.

Temporais para a Região Sul

Os dias de sol e de calor estão contados na maior parte da Região Sul do Brasil. Uma frente fria começa a avançar sobre a Região nesta quinta-feira (30) e traz muitas áreas de instabilidade e temporais para os próximos dias.

Nesta quinta-feira, os temporais devem ocorrer especialmente sobre o Rio Grande do Sul, mas o oeste de Santa Catarina e do Paraná também podem ter fortes pancadas de chuva. No decorrer da sexta-feira e no fim de semana, o risco de temporais é alto nos três estados.  A situação é de alerta para chuva forte acompanhada de raios, rajadas de vento que podem até superara os 80 km/h. Há risco de granizo.

Até o fim de semana o predomínio será de muitas nuvens e chuva constante em grande parte do Sul. A chuva deve enfraquecer e ocorrer em forma de garoa principalmente a partir do sábado (01), no sul do Rio Grande do Sul.

Calor e ar seco Antes da chegada da frente fria a atmosfera tende a aquecer bastante, fenômeno que é conhecido em meteorologia por aquecimento pré-frontal. Com o calor e a chegada de alguma umidade é possível que ocorram pancadas de chuva durante este período. Foi este calor que os gaúchos sentiram nesta quarta-feira. Campo Bom, na Grande Porto Alegre, foi uma das cidades mais quentes do Brasil nesta quarta-feira com temperatura de quase 38°C. Para esta quinta-feira, a previsão ainda é de que a temperatura comece a baixar no Rio Grande do Sul por causa da chuva e aumento de nuvens provocados por uma frente fria. Mas Santa Catarina e Paraná ainda terão muito calor. Confira as temperaturas máximas registradas nas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia em 29/10/2014.     Outro fato que chamou a atenção no Sul foi o ar muito seco no Paraná. O norte deste estado foi a região mais seca do Brasil nesta quarta-feira. Em Londrina, o aeroporto registrou apenas 10% de umidade no ar.