Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

O inverno começa neste domingo

20/06/2015 às 18:09
por Vitor Kratz

   O inverno começa no dia 20 de junho, às 13h38, horário de Brasília e será marcado pela influência do evento El Niño e isso será o suficiente para mexer com as condições do nosso inverno. Esta situação é bem diferente do registrado, por exemplo, nos anos de 2010, 2011 e 2013, que na época estávamos com a presença da La Niña, ou seja, com o Pacífico Equatorial mais frio que o normal, e tivemos muitas massas polares avançando pelo centro-sul do Brasil. Já nestes últimos anos, a situação é oposta, pois no ano passado o Pacífico Equatorial estava ligeiramente mais quente do que o normal e neste ano estamos em El Niño, ou seja, Pacífico Equatorial mais quente do que a média. Portanto, podemos imaginar um inverno não muito rigoroso.

El Niño - Inverno

 

   A chuva continuará escassa na maior parte do país, ou seja, normal ou abaixo da média, como já é normal nesta época do ano. Somente na região Sul a chuva é acima da média por causa do fenômeno. Com relação as temperaturas, a tendência é que o El Niño diminui o frio ou teremos temperaturas acima da média de uma maneira geral. Faltará frio neste ano, exceto nos estados do RS e de SC, onde ficarão perto da normalidade.

   Abaixo, mapas do Brasil, onde temos anomalia de chuva e temperatura para os meses de Inverno (Julho, Agosto e Setembro). Anomalia representa um desvio em relação a normalidade. A anomalia pode ser positiva ou negativa.

 

Anomalia de precipitação e de temperatura para julho.

Anomalia de precipitação e de temperatura para agosto.

Anomalia de precipitação e de temperatura para setembro.

Lembrando que o inverno termina no dia 23 de setembro às 5h20.

Mais informações, assista ao vídeo que o meteorologista Alexandre Nascimento fez falando do inverno no país. Visite nosso canal no YouTube, lá tem vários vídeos informativos. E a previsão do inverno para cada região do Brasil.

 

O que é o solstício? 

 

Como lidar com os problemas respiratórios no inverno?