Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

O que foi o clarão de Recife?

16/10/2014 às 17:04
por Josélia Pegorim

Os c
éus de Recife, capital de Pernambuco, se iluminaram com uma luz azulada na noite de 15 de outubro de 2014. Não havia chuva e nem raios. O que foi o clarão azul no céu que foi avistado também por pessoas em Alagoas e em Recife? Marcos Calil, professor e astrônomo, comenta que não houve registros de bólidos capturados pelas câmeras do BRAMON (grupo de monitoramento de meteoros no Brasil). Porém, conversando com Leandro Barbosa, um dos membros participantes do BRAMON, a conclusão foi que:
- O fenômeno que ocorreu aqui em Recife foi coisa de 3 a 5 segundos. - Foi um clarão azul. Um meteoro com o nucleo azul (da cor de Sirius) com um rastro vermelho.
- O objeto passou mais ou menos na direção azimutal de 300º
Conclusão: possivelmente um bólido ou meteoro, que pode ser proveniente da chuva Orionids.
Nas palavras de Marcos Calil "essa chuva (de meteoros) promete muito alarde!".
Aqui, a meteorologista Josélia Pegorim conversa com o professor Marcos Calil que explica também a diferença entre um bólido e um meteoro. Fique sabendo mais sobre a chuva de meteoros Orionids,  o que é uma "bola de fogo" e muito mais!     A chuva de meteoros Orionids é a primeira de três eventos deste tipo que estão sendo esperados pelos astrônomos. Confira os comentários de Marcos Calil e programe-se! Chuva de meteoros pode ser vista a olho nu, em qualquer lugar fora do excesso de luzes das cidades  Quer saber mais sobre Astronomia? Descubra o Momento Astronômico, o canal de Astronomia da Climatempo!