Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

O que tem de especial na lua cheia do dia 19 de março?

18/03/2011 às 16:02
por Josélia Pegorim

O consultor em Astronomia da Climatempo, Marcos Rogerio Calil, explica abaixo o que tem de tão especial na lua cheia deste sábado, dia 19 de março. Olhos atentos para o céu no anoitecer de 19 de março. A Lua estará muito próxima da Terra.

É comum a Lua ter uma maior aproximação ou um maior afastamento da Terra. Isso ocorre porque a órbita da Lua é uma elipse e não um círculo. Para esses fenômenos de maior aproximação ou maior afastamento chamamos de perigeu e apogeu. O perigeu ocorre quando a Lua está mais próxima da Terra e o apogeu ocorre quando a Lua está mais afastada da Terra. A maior aproximação possível ocorre quando a Lua está a 355.147 km da Terra e o maior afastamento ocorre quando a Lua está a 406.720 km da Terra. Com essa diferença a Lua exibe uma aparência maior ou menor quando visível.

Mas, o que há de diferente no anoitecer de 19 de março?

Em 19 de março às 16h08min (hora de Brasília) a Lua estará a 356.575 km de distância da Terra. A última vez que a Lua esteve tão perto da Terra foi em 12 de dezembro de 2008 com uma distância de 356.566km. Ou seja, tivemos que esperar quase 2 anos e 3 meses para ver um fenômeno como esse. É muito simples contemplar esse belo evento visível a olho nu no céu da sua cidade. Logo após o pôr do Sol, que ocorre no horizonte oeste, vire 180 graus e observe o horizonte leste. Nesse momento a Lua irá nascer apresentando uma aparência muito grande com 99,8% do seu disco iluminado. Esse fenômeno será especial, pois como a fase da Lua cheia ocorreu às 15h10min, além da maior aproximação da Lua com a Terra desses últimos 2 anos e 3 meses teremos a Lua saindo da sua fase cheia brilhando fortemente no céu. Vale fotografar a Lua nesse momento e depois comparar com outros perigeus que irão acontecer ao longo do ano. O resultando será surpreendente em relação ao tamanho aparente da Lua. Sempre no primeiro dia do mês são publicadas as Efemérides Astronômicas da Climatempo-Astronomia informando as datas de perigeus e apogeus da Lua e outras informações de Astronomia Observacional. Tudo o que poderá ser observado a olho nu ou com um auxílio de um simples telescópio você confere acessando www.momentoastronomico.com.br e clicando no link Efemérides. Boas observações e bons céus para todos nós, Marcos Calil

Foto: Lua cheia no perigeu, em 22 de dezembro de 1999 ( Crédito:  Galileo Project, NASA)