Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

O solstício de inverno está chegando

19/06/2015 às 23:03
por Josélia Pegorim

O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, às 13h38, pelo horário de Brasília e vai terminar em 23 de setembro, às5h20, também no horário de Brasília. A data e o horário do início e do fim das estações do ano é um cálculo matemático e é determinada pelos astrônomos e não pelos meteorologistas. O tempo e o clima não obedecem a agenda astronômica. O frio mais intenso nem sempre acontece no inverno, o calor mais forte não é sempre no verão.

 

No dia 21 de junho o Hemisfério Sul passa pelo solstício de inverno e o Hemisfério Norte pelo solstício de verão. O solstício é um momento, com dia, mês, hora e segundo para acontecer. Não é um período. Então, não é correto dizer “entramos no solstício”. Você pode dizer passamos (com a ideia de um momento) pelo solstício de inverno e entramos (ideia de um período que vai se prolongar) no inverno.

 

 Noites longas, dias curtos

É nos dias próximos do solstício de inverno (verão) que temos as noites mais longas (curtas) e o menor (maior) número de horas de sol. Esta diferença é muito nítida no centro-sul do Brasil, mas pouco perceptível no centro-norte. Isto depende da latitude, que é a distância em relação à Linha do Equador terrestre.

 A meteorologista Josélia Pegorim conversou com o professor Marcos Calil que explica o que é solstício. Você vai ficar sabendo o que quer dizer a palavra solstício, porque ocorrem as estações do ano e o caminho do sol em relação ao ponto cardeal oeste.

Feliz primeiro dia de inverno!

 

 

Como observar o sol de forma segura para os olhos

Sun Day - Dia Internacional do Sol - 21 de junho