Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Oito estados estão em alerta com baixa umidade

11/08/2014 às 16:12
por Redação

por Maria Clara Machado

O tempo seco já coloca diversas cidades de oito estados brasileiros em alerta na tarde desta segunda-feira. Municípios de São Paulo, Minas Gerais Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Piauí e Maranhão registraram umidade relativa do ar abaixo de 20% na última hora.

Em Goiânia, o índice de umidade caiu para 15% no aeroporto Santa Genoveva às 15 horas.  Na capital paulista, a umidade estava em 18% na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, na zona norte, no mesmo horário.

Outras cidades chamam a atenção com índices de umidade abaixo de 20% nesta tarde, entre elas, Lins (15%), Ibitinga (16%), Barretos (17%), Sorocaba (18%) em São Paulo, Ituiutaba (19%) em Minas Gerais, Goianésia (18%) em Goiás, Água Clara (19%) em Mato Grosso do Sul, Bom Jesus do Piauí (19%) no Piauí e Paranã (19%) no Tocantins.

O mapa mostra a grande área do Brasil que está sob a influência de uma forte massa de ar seco. Muitas cidades estão em atenção com umidade entre 30% e 20%. Em áreas pontuais, o índice está abaixo de 20% caracterizando estado de alerta segundo a Organização Mundial da Saúde.

Nesta terça-feira (12) uma frente fria avança pelo Sul do Brasil e começa a aumentar a umidade em áreas de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso. No sul de Mato Grosso do Sul, a chuva pode começar pela manhã. Durante à tarde pode voltar a chover em Campo Grande e em áreas do Pantanal de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso. Na quarta-feira (13), além da chuva, a Climatempo prevê queda de temperatura para os dois estados.

Veja também:

Centro-sul passará por onda de frio esta semana