Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Onda de calor deixa mortos na Índia

25/05/2015 às 17:01
por César Soares

Antes do período de monções a Índia passa por uma forte onda de calor que provoca a morte de centenas de pessoas. Segundo informações das agências internacionais de notícias cerca de 430 pessoas morreram devido as altas temperaturas registradas na região.

As estações meteorológicas chegam a registrar valores acima dos 45°C, foi o caso da cidade de Bhubneshwar no Estado de Orissa que teve máxima de 45,4°C. As normais climatológicas indicam que para esta época do ano os valores médios são de aproximadamente 38°C, ou seja, a temperatura máxima está até 7,4°C acima da média.

A presença de um sistema de alta pressão atmosférica nos níveis médios e uma grande confluência de ar seco vindo de nordeste favorecem o aquecimento nesta região. Estamos em um período que antecede as monções, que nesta área deve começar a partir do dia 5 de junho.

Durante o período de monções outro grande problema atinge a Índia, uma vez que uma chuva extremamente volumosa atinge a região e provoca grandes alagamentos generalizados. Não é difícil ver até mesmo os grandes palácios cobertos de água até o topo.