Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Onda de leste provoca temporais no Nordeste

03/03/2015 às 13:50
por César Soares

A chuva chegou com forte intensidade à diversas áreas nordestinas ao longo do início desta semana. No norte do Nordeste a chuva se deve a já conhecida Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que mesmo enfraquecida ainda é capaz de trazer chuva para o Maranhão, Piauí e Ceará. As correntes de vento úmido vindos de leste também provocam chuva no litoral leste do Nordeste e serão reforçadas ao longo dos próximos dias devido a presença de uma onda de leste.

Nas imagens do satélite meteorológico é possível verificar o avanço de tais instabilidades do oceano se aproximando da costa leste nordestina, os tons em azul indicam a presença de grandes nuvens que são capazes de provocar temporais.

A chuva já cai com forte intensidade em áreas do Piauí, em Paulistana o volumes acumulado de chuva entre a madrugada e a manhã da terça-feira (03) já totaliza 70mm.

Ao longo dos próximos dias a tendência é de mais chuva para o leste do Nordeste devido ao avanço de tais instabilidades vindas do oceano. Alerta para temporais a partir da quarta-feira (04) entre o Rio Grande do Norte, leste da Paraíba e Pernambuco. Na quinta-feira (05) o leste de Alagoas e Sergipe também deverão receber os temporais.

Na sexta-feira (06) todo o leste nordestino tem o risco de fortes pancadas de chuva com grandes volumes acumulados que são capazes de provocar alagamentos e inundações.

As áreas do litoral norte continuam com muitas nuvens e pancadas de chuva devido a presença da Zona de Convergência Intertropical.

Veja também a previsão de chuva ao longo dos próximos 15 dias para todo o Brasil!