Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Ondas de até 3,0m no litoral do Nordeste

15/07/2015 às 15:50
por Josélia Pegorim

A população do litoral da costa leste do Nordeste deve ficar bastante atenta para as mudanças no mar esperadas para os próximos dias. Uma forte agitação marítima deve passar pelo litoral entre Salvador e Natal com ondas superiores a 2 e 3 metros nas praias e em torno de 4 metros em mar aberto.

O mar começou a subir nesta quarta-feira, mas é a durante esta quinta-feira, 17 de julho, que as ondas vão crescer rapidamente. Por causa da lua nova, em 15 de julho, acontece a “maré de sizígia”, que são as maiores elevações do nível médio do mar.

 

 

Alerta de ressaca

Nesta quinta-feira, 16 de julho, ondas em torno de 2,0 metros entre Salvador e Natal. Durante o dia 17, a altura das ondas aumenta ainda mais e a previsão é de ondas em torno dos 2,5 metros. Mas na região do litoral de Alagoas e de Pernambuco podem ocorrer picos maiores, com até 3 metros. No dia 17 poderemos ter ressaca em várias praias entre Salvador e Natal. As outras áreas no litoral da Bahia devem ter ondas com até 2,0 metros.

 

Os pescadores e embarcações de forma geral devem fica muito atentos porque em alto- mar, as ondas na costa entre Sergipe e Rio Grande do Norte podem até superar um pouco os 4,0 metros.

Durante o dia 18 de julho, o mar segue agitado em toda a costa leste do Nordeste. As ondas diminuem um pouco, mais ainda devem ficar em torno dos 2,0 metros em grande parte do dia, entre Salvador e Natal. No domingo e na segunda-feira, as ondas diminuem um pouco mais.

 

Por que o mar vai ficar agitado?

No Brasil, a agitação marítima no Sul e no Sudeste causada pela passagem de ciclones extratropicais é comum. Mas a agitação prevista para o Nordeste nos próximos dias será ´provocada pelos ventos de um grande sistema de alta pressão.

O meteorologista André Madeira explica a relação da lua nova e do sistema de alta pressão com a grande elevação das ondas no Nordeste. Confira!

 

 

Por que ocorrem as fases da Lua?