Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Os caminhos do frio até o início do inverno

17/06/2015 às 21:41
por Josélia Pegorim

O solstício de inverno, o início astronômico do inverno, acontece no dia 21 de junho, às 13h38, pelo horário de Brasil. O inverno é considerada a estação mais fria no Brasil, mas massas polares fortes e que causam frio intenso no centro-sul do país são comuns já no outono.

Os últimos dias do outono estão sendo marcados por grandes mudanças no tempo no centro-sul do Brasil. A recente passagem de uma forte massa de ar polar sobre o Sul do país provocou frio intenso. As mais baixas temperaturas de 2015, as geadas mais intensas no Sul e a friagem mais forte no Acre e em Rondônia ocorreram no dia 16 de junho de 2015. A temperatura chegou aos 6,0eC abaixo de zero em Urupema, na serra de Santa Catarina, pela medição do Epagri- Ciram.

Flor da Serra do Sul (PR) geada em 16-06-2015, por Marilda Souza

“Se o outono está terminando assim, então vai esfriar ainda mais no inverno.” Este é o pensamento mais comum, mas nem sempre é verdadeiro. O outono vai terminar com a chegada de outra massa polar ao Brasil. O ar frio avança sobre a Argentina e já começa a influenciar a Região Sul nesta quinta-feira. Uma segunda onda de frio, também forte, chega ao Sul nos primeiros dias do inverno.

Serão duas massas polares, uma após a outra, e não haverá tempo para um grande aquecimento do ar entre as duas. Mas não é só a força da pressão de uma massa ar polar que faz o ar frio invadir o Sudeste e Centro-Oeste, ou chegar ao Norte. Quem comanda a abertura da “porteira do frio” são as fortes correntes de vento nos níveis elevados da atmosfera. Os caminhos do frio dependem da posição média destas correntes de vento.

 

Este ano temos um El Niño para reforçar esta barreira e dificultar a expansão do ar polar pelo interior do Brasil. As duas massas polares que estão vindo aí são fortes, estão associadas a grandes e intensos centros de alta pressão. Mas será que eles vão conseguir passar pela porteira das correntes de jato?

A meteorologista Josélia Pegorim mostra qual o caminho do frio nos próximos 10 dias.

 

Confira o resumo do Inverno 2015 no Brasil

Como lidar com os problemas respiratórios no inverno? 

Como fica a chuva no Brasil nos próximos 15 dias?