Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Outono vai começar com frio no Sul

16/03/2015 às 11:30
por César Soares

A chuva veio com forte intensidade durante o fim de semana sobre áreas do leste catarinense e do Paraná. Grandes volumes de chuva foram observados ao longo do domingo (15) em Florianópolis, onde choveu 50,2mm segundo o Epagri. A segunda-feira (16) será mais um dia com aumento de nebulosidade e risco de chuva forte nestas áreas ao longo do dia. Há o risco de temporais entre a tarde e a noite no leste de Santa Catarina, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e leste do Paraná.

As imagens do satélite meteorológico mostram o avanço de grandes nuvens de chuva para o oceano, mas a previsão indica a chegada de mais instabilidades que vão favorecer a ocorrência de mais chuva.

Mais chuva nos últimos momentos do Verão

A umidade ainda favorece a chegada de mais nuvens carregadas sobre o leste de Santa Catarina e do Paraná nos últimos dias de Verão. O sol ainda aparece até a quarta-feira (18), mas o abafamento no ar favorece a formação de grandes nuvens que são capazes de trazer temporais.

A circulação de umidade aumenta na quinta-feira (19). O céu ficará com muitas nuvens o dia todo o que dificulta a entrada dos raios solares e faz com que a temperatura não suba tanto. Do Vale do Itajaí ao leste do Paraná há o risco de grandes volumes de chuva que podem acarretar e mais transtornos para a população.

Outono começa com frio na Região Sul

A passagem de uma frente fria entre os últimos momentos do verão e os primeiros do outono, promete trazer uma grande massa de ar polar que vai fazer com que a temperatura caia bastante em áreas da Região Sul do Brasil.

As imagens do modelo de previsão para a temperatura mínima mostram o avanço de ar polar por áreas de Argentina, Bolívia e que conseguem chegar até em áreas da Região Norte do Brasil. Nestas áreas a queda de temperatura existe, mas será menor.

Voltando para a Região Sul, também possível ver a queda acentuada da temperatura do Rio Grande do Sul até o sul do Paraná, já nos primeiros momentos do outono, onde as temperaturas mínimas podem inclusive ficar abaixo dos 12°C.

  Confira a tendência para o outono na Região Sul.