Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Sexta com temporais em todas as Regiões do Brasil

30/10/2014 às 17:03
por César Soares

Atualizado às 22h15 de 30/10/2014

O ar quente e úmido que está sobre o Brasil favorece a formação nuvens grandes e carregadas do tipo Cumulonimbus (Cb).

Estas nuvens são responsáveis pelos temporais de primavera/verão, ou seja, pancadas de chuva rápidas geradas por uma condição de abafamento do ar e que podem vir com grande volume em um curto período de tempo.

 

Sexta-feira com temporais

Os temporais vão se repetir pelo Brasil na sexta-feira (31). O Sul terá o céu carregado e chuva a qualquer momento, ainda por conta da passagem da frente fria. O ar quente e úmido que ainda predominam sobre o Sudeste, Centro-Oeste e em parte do Norte e do Nordeste vai permitir a formação de mais nuvens carregadas que vão provocar pancadas de chuva rápidas à tarde e à noite em muitas áreas destas Regiões.

Além da chuva forte em pouco tempo, estas nuvens também podem provocar raios (descargas elétricas), que podem matar, e rajadas de vento tão intensas que podem derrubar árvores. Foi o que ocorreu nesta quinta-feira sobre o Rio Grande do Sul. Veja a velocidade das rajadas.

 

Ao longo do fim de semana a chuva ganhará mais força sobre o Sudeste por conta do avanço da frente fria. O céu ficará mais carregado em São Paulo e no Centro-Oeste. Em algumas áreas do oeste de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul se espera também uma queda de temperatura máxima por conta da grande quantidade de nuvens e da chuva.

A presença de umidade e do sol favorecem a ocorrência de um fotometeoro, fenômeno atmosférico associado à luz, muito bonito, o arco-íris. Esse fenômeno foi fotografado pelo Jonei Santos.