Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Phanfone ganha força e pode se tornar um super tufão

02/10/2014 às 15:17
por César Soares

Em apenas 24 horas, o tufão Phanfone se intensificou no Pacífico Oeste. O sistema ganhou força rapidamente e segundo informações a Agência Meteorológica Japonesa (JMA - sigla em inglês) o centro de baixa pressão atmosférica esta estimado em 935hPa, os ventos médios próximos ao centro são de 175 km/h e as rajadas máximas de 250 km/h. No momento o ciclone tropical seque seu trajeto para noroeste com velocidade de 20 km/h.

O satélite meteorológico MODIS da NASA conseguiu imagens do fenômeno meteorológico. Na imagem é possível verificar o desenvolvimento das nuvens do sistema. As áreas mais centrais mostram nuvens do tipo Cumulonimbus muito grandes na atmosfera que são capazes de provocar temporais. Os tons amarelos e alaranjados indicam chuva muito intensa.

O tufão Phanfone tem a intensidade equivalente a de um furacão categoria 3 da escala Saffir-Simpson. Os modelos de previsão do tempo indicam a intensificação do sistema que pode chegar a ser reclassificado como um super tufão. A rota do fenômeno ainda pode provocar transtornos em Tóquio (capital do Japão).